Dicionário Smart-Esperto

Ultra modum, sine causa.

quarta-feira, abril 16, 2008

To Give Music - Dar Música

Os sistemas implementados nas linhas de apoio ao cliente, que põem as pessoas a ouvir grandes sucessos da música descartável enquanto des(esperam) por falar com alguém, têm duas vertentes de dissuasão. Em primeiro lugar apoiam-se no facto científico não comprovado de que a música acalma os animais, dando assim música em enormes quantidades a todos os clientes com o intuito de os acalmar e tornar mais dóceis para a interacção com o operador da linha. Em segundo lugar, procuram prolongar e repetir a dádiva da música (de preferência sempre a mesma) até à exaustão, para que o cliente se farte a ouvir a mesma coisa e desista da reclamação.
Em casos extremos, quando um operador atende o telefone e se apercebe que o seu interlocutor já só quer gritar com alguém por ter passado três quartos de hora a ouvir música da treta, o operador tem duas opções ao seu dispor: cantar-lhe a canção do bandido (outro método infalível para apaziguar clientes furiosos), oferecendo-lhe coisas que ele não pediu, não quer, e só lhe trazem desvantagens; ou passar o cliente para outro operador, na realidade reintroduzindo-o no sistema que dá música. Esta segunda opção permite prender o cliente num ciclo kafkiano de musiquetas e desculpas esfarrapadas.
O terceiro objectivo destes sistemas é forçar o cliente a ligar para uma linha de valor acrescentado, cujas receitas revertem a favor da empresa, e mantê-lo em linha tanto tempo quanto seja necessário para que seja efectivamente o cliente a pagar o serviço de apoio aos clientes.
|| myguiltyself, 13:51

0 Comments:

Add a comment

javascript hit counter