Dicionário Smart-Esperto

Ultra modum, sine causa.

sexta-feira, abril 18, 2008

The Bandit's Song - A Canção do Bandido

«A Canção do Bandido» foi o título da primeira e mais audaciosa obra de Filipe La Féria, estreada em 1994.
La Féria começou a trabalhar nesta obra em 1974 depois de ter lido a balada «The Beggar's Opera» de John Gay - um autor que Filipe descobriu por acaso ao perseguir outros interesses. Imediatamento fascinado pelo universo de Gay, o encenador descobriu que já existiam mais duas adaptações da mesma obra, nomeadamente a «Ópera dos Três Vinténs - Die Dreigroschenoper» de Bertolt Brecht e Kurt Weill, e a «Ópera do Malandro» de Chico Buarque, que La Féria absorveu avidamente e queria adaptar à realidade portuguesa.
Originalmente «A Canção do Bandido» seria uma peça em 10 actos, cada um inspirado num canto d' «Os Lusíadas», e pretendia retratar o espírito indomável e aventureiro dos Portugueses. Contudo, dadas as restrições orçamentais impostas pelo MFA, pelo PREC, pelo FMI, pelo SLB e pela OMS, La Féria teve de abdicar do seu sonho inicial e, em 1980, começou a trabalhar numa versão mais curta, com 3 actos, o primeiro baseado na personagem Carlos da Maia, de Eça de Queirós, o segundo inspirado na fuga de Álvaro Cunhal do Forte de Peniche e o terceiro inspirado na figura de Ramalho Eanes, culminando apoteoticamente com a sua eleição para Presidente da República.
Quando Portugal aderiu à CEE, em 1986, La Féria solicitou imediatamente um subsídio extraordinário para poder completar a sua obra-prima, que, graças ao dinheiro do Fundo Europeu para o Desenvolvimento de Ideias Parvas, passaria a ter 26 actos, compostos por 3 quadros cada, sendo que o grosso do investimento serviria para construir uma auto-estrada a ligar os palcos do Teatro Nacional D. Maria II e do Teatro Nacional São João, o que permitiria que a acção da peça fosse apresentada em digressão constante pelo país e sem custos para o utilizador.
Todavia, o falhanço das políticas culturais de Pedro Santana Lopes - que gastou a massa em jantaradas com a Christiane Torloni - forçou La Féria a reduzir a sua ambição e a extensão, dizem as más-línguas, megalómana, da peça.
Desiludido, mas não vencido, Filipe trabalhou com afinco e «A Canção do Bandido» estreou finalmente no Festival RTP da Canção de 1994, como uma cançoneta medíocre de 3 acordes e uma quadra de Santo António a servir de refrão repetido até ao vómito - uma forma bastante mais consentânea com o espírito do povo que pretendia retratar.
|| myguiltyself, 12:10

0 Comments:

Add a comment

javascript hit counter