Dicionário Smart-Esperto

Ultra modum, sine causa.

quinta-feira, fevereiro 28, 2008

With A Leg On The Back - Com Uma Perna Às Costas

Esta expressão que presentemente significa «com grande facilidade», foi cunhada por Fernão Mendes Pinto, na sua obra Peregrinação.
Estava o explorador na corte do Imperador da China, abismado com as riquezas e o exotismo daquelas gentes, quando lhe surge outro Português, como que vindo do nada, eufórico e muito agitado, que lhe disse o que assim ficou para a posteridade:
- China, pá! Tu és Tuga, nés? Tá-se mesmo a ver que sim! Se calhar achavas que eu não te topava, não? Com essa pança e essa bigodaça pareces um GNR no Alqueidão da Serra! Olha lá, pá, quando é chegaste aqui à China? Já te apresentaram a Ling Ua Long Ha? É uma contorcionista do Circo Nacional do Mao Tsé-Tsé. Fantástica! Dizem que ela esteve uma temporada num circo em Goa, Damão e Diu e que aprendeu lá tudo sobre o Kama-Sutra! Tu já foste à Índia? É uma desilusão! Chamam-lhe Índia, mas não tem um único índio! É só Qu'éfrôs e Tika Masalas! Mas olha, não vás daqui sem conhecer a gaja. Ela faz tudo!! Tudo, mas tudo mesmo! E com uma perna às costas! É de ficar de cara à banda!
|| myguiltyself, 08:47

0 Comments:

Add a comment

javascript hit counter