Dicionário Smart-Esperto

Ultra modum, sine causa.

quarta-feira, abril 23, 2008

Colour of the fleeing donkey - Cor do burro quando foge

Esta expressão remonta à fuga da casa real portuguesa para o Brasil na iminência da invasão napoleónica. Dizem os historiadores que D. João VI, ao embarcar, assumira uma cor levemente esverdeada, não se sabe ao certo se por causa dos enjoos do mar, se em antecipação pelos largos anos que iria passar no meio da selva amazónica.
No 25 de Abril de 1974, a mesma coloração foi observada em Marcello Caetano, por coincidência também ele a caminho do Brasil, mas julga-se que tal se devia à transferência de cor das fardas dos militares que o detiveram no Quartel do Carmo.
Mais recentemente, um primeiro-ministro mudou da sua cor original (um rosa foleiro) para azul cueca, quando fugiu desesperadamente do pântano para campos de refugiados espalhados por todo o Terceiro Mundo.
Curiosamente, o seu sucessor também mudou da sua cor original (um laranja manhoso) para um azul forte, não se sabe exactamente se a fugir do país em tanga, se das armas de destruição em massa que ele jura ter visto numa fotografia, ou mesmo de um cherne gigante que o atormenta no leito matrimonial.
|| myguiltyself, 09:43

0 Comments:

Add a comment

javascript hit counter