Dicionário Smart-Esperto

Ultra modum, sine causa.

quarta-feira, outubro 24, 2007

You Are Here, You Are Taking - Estás Aqui, Estás a Levar

Esta é uma das mais influentes expressões do Português, cunhada no século XIV por Brites de Almeida, a Padeira de Aljubarrota, inventora do take-away.
Rezam as crónicas que Brites (a Britadeira para os amigos), em dia de grande aflição, aviou uns quantos Espanhóis que queriam invadir Portugal. Na realidade, supõe-se que Brites não teria morto os ditos Espanhóis, como querem fazer crer os mais mórbidos. Os senhores chegaram esfomeados, queixando-se que vinham de Salamanca e que estavam com pressa de chegar à guerra, portanto não podiam perder tempo a comer sentados à mesa ali no estaminé. Brites sugeriu que levassem 2 pães com chouriço, 2 cachorros (um com cebola e sem ketchup e o outro com tudo) e meia-dúzia de minis para comer pelo caminho, o que eles prontamente aceitaram e ainda quiseram 4 bolinhas de mistura para o pequeno-almoço do dia seguinte. Brites viu imediatamente o potencial do negócio e mandou pintar um grande painel com os dizeres «Estaides aqui, Estaides a Levardes». Assim foi inventado o conceito de take-away, que os Portugueses se encarregaram de espalhar pelo mundo.
No Brasil, as padarias - maioritariamente propriedade de Portugueses, quiçá descendentes da própria Brites - tentando acomodar os costumes locais, expandiram o conceito para «Cê tá aqui, tá levando a grana do caixa, o relôgio da moça e três pães de queijo». Na Venezuela, outra grande nação sul-americana com forte presença lusa, as padarias adaptaram o conceito para «Usted está aqui e desea llevar el hijo del dueño para pedir un rescate».

Muito posteriormente esta expressão foi traduzida erradamente para «You are here, you are eating (Estás aqui, estás a comer)» e usada como conceito fundamental da indústria da comida rápida e dos snack-bares.
|| myguiltyself, 11:37

1 Comments:

pergunto-me se a ASAE terá visitado o estabelecimento da padeira de Aljubarrota...
Blogger C. S. Lima, at 25/10/2007, 21:22:00  

Add a comment

javascript hit counter