Dicionário Smart-Esperto

Ultra modum, sine causa.

segunda-feira, outubro 30, 2006

«The shovel is the broom's friend» - «A pá é amiga da vassoura»

Maga Patalógica e Madame Min, duas jovens barregãs dos arredores de Valladolid (que viriam a inspirar uma série de personagens dos quadradinhos Disney), faziam a vida negra ao jovem Tomás de Torquemada enquanto brincavam às casinhas no prostíbulo local.
Segundo as crónicas da época, o futuro inquisidor insistiu para que as suas concubinas lhe limpassem a moradia imaginária, teimando na relação de amizade entre os dois utensílios domésticos e tratando-as de «bruxas», ao que estas replicaram com um «Quem diz é quem é» trocista.
Este episódio revelou-se traumático para Torquemada, que principiou a falar de vassouras sempre que um colega dominicano o cumprimentava com um «Pá, Torquemada, tudo bem?», descambando nas inúmeras fogueiras de intolerância em que arderam bruxas, judeus, mouros e outros hereges.
De forma irónica (e em homenagem póstuma às duas espanholas que acabaram por esturricar), «The shovel is the broom's friend» foi o pregão recuperado pelas mulheres de Salém, símbolos da insubmissão feminina à sociedade patriarcal e inspiradoras do Halloween, o feriado em que cada esposa podia passear livremente a sua vassoura sem o respectivo apêndice.
|| napalmneto, 14:27

2 Comments:

Bruxa, do sânscrito, 'mulher sábia' ou sabedoria feminina.
O Sma-Esp deseja a todas um bom dia, e o vosso humilde editor vai acabar de tirar a mancha de vinho do tapete, que não há cá criadas.
Blogger napalmneto, at 31/10/2006, 17:49:00  
Apetecia-me mascarar à freira, daquelas sexys...

Bela posta ... viva o ferrinhos ... viva!

\m/
Blogger bjecas, at 31/10/2006, 18:06:00  

Add a comment

javascript hit counter