Dicionário Smart-Esperto

Ultra modum, sine causa.

sábado, maio 13, 2006

Are there any corncobs? - Há espigas?

Questão utilizada por vários representantes diplomáticos na Itália dos anos 30 do séc. XX, aquando da subida ao poder de Benito Mussolini - coincidente com a crise de produção de cereais prontos a comer ao pequeno-almoço.
Sabe-se que Harold P. Haynes - delegado ao serviço de Sua Majestade - foi o responsável pela criação desta expressão. Crê-se que um dia tenha acordado e visto que todos os cereais estavam a ser açambarcados pelo Duce, para serem utilizados por motivos decorativos em grandes fascios relembrando os tempos dos idos de Março e dos Impérios de soldados com penas na cabeça. Revoltado e esfomeado cuspiu a expressão na direcção do seu assistente que se limitou a encolher os ombros.
Parecendo justa a manifestação, todos os representantes diplomáticos abandonaram as suas residências oficiais e encheram, embora que parcialmente, as ruas da Cidade Eterna proferindo diversas palavras de ordem, das quais a mais ouvida era nem mais nem menos que «Are there any corncobs?».
Mais recentemente, a expressão é utilizada vulgarmente por todas as forças da autoridade ou forças para-autoritárias (v. Olive-oiler) que tentam intervir como pacificadores em diversas questiúnculas e quezílias de natureza mais ou menos oficial, tendo perdido toda a sua força etimológica.
|| Capanga Morto, 04:25

0 Comments:

Add a comment

javascript hit counter